quarta-feira, 13 de junho de 2012

"Pau que nasce torto, morre torto"



Esse falso provérbio popular "pau que nasce torto, morre torto" tem enganado e desanimado a  muitos. Ao dizer estas palavras as pessoas desistem de esperar mudanças em outras pessoas e se entregam a um verdadeiro fatalismo. O fatalismo nega a obra redentora do Calvário.
"Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" II Co 5.17

Vejamos casos concretos na Bíblia que contrariam a doutrina do fatalismo.

a) Pedro, o pescador profano, torna-se um homem cuja própria sombra cura.
  • "Aí ele começou a se amaldiçoar e a jurar: “Não conheço esse homem!” Imediatamente um galo cantou." Mt 26.74
  • "de modo que o povo também levava os doentes às ruas e os colocava em camas e macas, para que pelo menos a sombra de Pedro se projetasse sobre alguns, enquanto ele passava." At 5.15

b) João, um discípulo vingativo, torna-se o apóstolo do amor.

  • "mas o povo dali não o recebeu porque se notava que ele se dirigia para Jerusalém. Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: “Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?” Lc 9.53-54
  • "Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. " I Jo 4.7

c) Saulo, o cruel e violento perseguidor, torna-se o terno apóstolo Paulo.
  • "Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor." At 9.1 
  • "Então Paulo respondeu: “Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”. At 21.13
Jesus Cristo, o Carpinteiro de Nazaré ainda desentorta pau torto, vida torta. Porém seu futuro dependerá das escolhas que você fizer hoje.

Adaptação: Pr.Ubirajara. Texto: "Pau que nasce torto, morre torto", pg 07, Revista Explicando as Escrituras, Ed. Falsos Provérbios Populares.














Um comentário:

  1. Isso mesmo! Muitas vezes desanimamos na vida por causa destas crenças populares, quando na verdade temos que crer nas palavras de Jesus, seguir seu exemplo que acreditou no homem pecador. Todos podemos ter uma chance de mudança.abraços amigo Bira.

    ResponderExcluir