segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ministérios de uma mãe


Texto: Gn 3.20 Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade.

Assim como homenageamos crianças, professores, pais, fundação de cidades, descobrimento do país, independência, etc., existe um dia em homenagem às mães.
Mais do que ninguém, as mães merecem que se celebre um dia em sua honra.
Tem uma história, de que uma mãe, sentindo um esgotamento físico e emocional, foi se consultar com um terapeuta. Ela descreveu sua vida, contando em detalhes tudo o que fazia. Logo que ela terminou, o terapeuta resumiu a história desse modo: "Toda pessoa possui 100% de energia; e a senhora investe 50% de suas energias no trabalho, e 50% em seu marido, e outros 50% em seus filhos. Essa é a questão!"



A mãe está sempre fazendo mais...

Pena que o mundo atual não respeita e não reconhece o grande papel das mães, mas Deus dá grande honra às mães e também convoca a todos a fazerem o mesmo.

Pais, ensinem seus filhos a honrar suas mães.

"O filho sábio dá alegria a seu pai, mas o tolo despreza (não honra) a sua mãe." Pv 15.20

Se, ser mãe fosse fácil, certamente seria tarefa dos homens.

A força da mulher é diferente da força dos homens. O homem carrega a força física, a mulher a força da personalidade. Uma mulher não se dobra tão facilmente diante da dor como o homem. Toda mulher que já teve um filho sabe que o homem dificilmente suportaria a dor de parto. A mulher tem uma força especial refletida na maneira como luta pela vida e na vida.

A mulher que trabalha fora dobra a sua jornada diária cuidando da casa, dos filhos e ainda consegue tempo para cuidar de si e do maridão.


O homem não é assim... Para certas coisas o homem é um fraco! (Eles que me perdoem... ).

Quando Deus criou o homem e a mulher, segundo o livro de Gn 3.20, Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade.

Nome Eva: Hebraico: significa "Tem Vida". “Doadora de vida” - Progenitora da humanidade.

O relato do livro de Genesis conecta o nome dessa mulher com a própria existência da raça humana.

A mãe não é criadora da vida, mas ela é o instrumento usado por Deus para trazer vida nova ao mundo.

A mulher que é mãe reflete em seu ser, algo do poder criativo de Deus, porque somente Deus pode dar a vida. Você que é mãe, possui um reflexo desse poder.


Quero destacar 2 ministérios de uma mãe:


1. INTERCEDER

A mãe tem que ser uma intercessora incansável. Ninguém ora pelos filhos como as mães. As mães carregam seus filhos no ventre e depois que nascem carregam no coração.

As mães devem se colocar na brecha em favor dos filhos.

Brecha => No aspecto espiritual brecha pode representar uma “área vulnerável de nossa personalidade que o inimigo se utiliza”. Mãe, você conhece as áreas vulneráveis de seus filhos. Interceda!

As mães devem alimentar seus filhos, chorar pelos filhos, acariciar seus filhos, mas também devem orar por eles. A oração de uma mãe tem influencia na vida de seus filhos. Você tem orado?

A oração pelos filhos deve começar antes deles nascerem. Ana, mãe de Samuel, orou antes dele nascer. Quando nasceu dedicou-o a Deus. A mulher Cananéia não desistiu de rogar a Jesus por sua filha e prevaleceu pela oração.

Suzana Wesley, mãe de John Wesley, sempre encontrou tempo para interceder pelos filhos (1 hora por dia). Precisamos de mães que dobrem os joelhos em favor dos filhos!

Mães, jamais abram mão de ver seus filhos no altar do Senhor.


2. INFLUENCIAR 

Ninguém tem o poder de influenciar os filhos mais do que as mães. A mãe carrega os filhos no coração, no ventre, nos braços, no bolso, nos sonhos.


2.1.- A mãe tem que influenciar seus filhos pelo ensino da Palavra de Deus.

A mãe é uma educadora. É uma pedagoga natural. Ela tem que ensinar com a vida e com palavras.

Eunice (mãe) e Lóide (avó) ensinaram a Timóteo as sagradas letras desde a sua infância. Essas sagradas letras o tornaram sábio para a salvação.

Antes de inculcar nos filhos a Palavra, essa Palavra precisa estar em nosso coração. No seu coração mamãe.

"Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você. " II Tm 1.5

As mães de hoje querem que seus filhos aprendam inglês, espanhol, computação, balé, música, natação, mas não se importam com o ensino das Sagradas Escrituras.

"Ensine a criança no caminho que deve seguir, e quando crescer não se desviará dele." Pv 22.6

Assim como Eunice, mãe de Timóteo, as mães precisam ensinar os filhos que os valores espirituais são mais importantes do que os valores e as vantagens deste mundo transitório.

Mães, a instrução da sabedoria deve estar sempre nos seus lábios.

Precisamos que as mães voltem às trincheiras do lar e lutem com firmeza em favor dos filhos.

Precisamos de mães educadoras, de mães que invistam tempo no ensino da Palavra a seus filhos.


2.2.- A mãe tem que influenciar seus filhos pelo Temor a Deus e uma vida de santidade. 

Há muitas pessoas que têm conhecimento da Palavra, mas não são tementes a Deus. Há outras que têm uma agenda de oração, mas são desprovidas de uma vida de santidade. Precisamos de mães firmes na Palavra de Deus. Precisamos de mães comprometidas com a oração. Precisamos de mães que reflitam na vida a beleza de Cristo. Precisamos de mães que transformem conhecimento em vida prática. Precisamos de mães que sejam cheias do Espírito Santo. Precisamos de mães que sejam prudentes no falar. Precisamos de mães que sejam irrepreensíveis em sua conduta. Precisamos de mães que vivam em santidade. Precisamos de mães que influenciem seus filhos a andar com Deus.


2.3.- A mãe tem que influenciar seus filhos pela correção. 

Muito embora, a disciplina dos filhos seja da responsabilidade do pai, a mãe também exerce com legitimidade essa função. Uma mãe não pode dar aos filhos tudo o que eles querem, mas o que eles precisam. O papel da mãe como educadora não é agradar sempre os filhos, mas prepará-los para a vida, ensinando-os a amar a Deus e a serem responsáveis na vida. A disciplina é um ato responsável de amor. Tem mãe que espera que a escola, que a professora, corrija e eduque seus filhos. Isto é papel das mães. A disciplina pode no momento trazer lágrimas e dor, mas ao fim produz os frutos da justiça. A mãe precisa corrigir os filhos também preventivamente, alertando-os para os perigos que os cercam.

O sacerdote Eli perdeu seus filhos por não corrigi-los.

Quem ama disciplina, ensina e educa!


Conclusão:

Um famoso pregador teve quatro filhos, e todos também se tornaram pregadores.

Em certa ocasião, um visitante perguntou a um dos filhos quem era o melhor pregador da família, imaginando que o famoso pai fosse o indicado. Porém, sem pensar muito, o filho respondeu: "É minha mãe".

Você que é mãe tem uma grande oportunidade: a de pregar os princípios de Deus com sua vida, com seu exemplo e com seus conselhos à sua família.

Mãe: Deus a honrará por fazer isso.

Pr. Ubirajara Veneziani

Nenhum comentário:

Postar um comentário